ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá
Menu

Reserva Biológica do Tinguá

Plano de Manejo

O Plano de Manejo é o documento que contém o diagnóstico da unidade de conservação, normas, regras e planejamento de ações para o alcance dos objetivos da unidade de conservação. Confira abaixo mais informações e um resumo do que podemos encontrar no Plano de Manejo da Rebio.

O Plano de Manejo da Rebio do Tinguá foi publicado em 2006 e está atualmente em processo de revisão pela equipe atual da Rebio junto ao conselho.

O conteúdo do plano de manejo está organizado da seguinte maneira:

Encarte 1 reúne as informações orientadas à contextualização internacional, federal e estadual da unidade de conservação (UC), permitindo conhecer o seu enquadramento sob diferentes aspectos. Para isso, são descritas as principais titulações mundiais da região de inserção desta UC, assim como os tratados e acordos internacionais que envolvem essa região. Em seguida, é feito um enfoque federal, onde são descritos os ambientes e biomas onde se encontra a UC, assim como o enquadramento da unidade conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e sua situação perante as outras unidades do Brasil e da região. O enfoque estadual procura descrever os programas de gestão ambiental e identificar a situação da UC perante suas relações institucionais e socioambientais.

No Encarte 2 são apresentadas as informações da Unidade de Conservação em nível regional, com uma ampla descrição da região onde está inserida a UC, informando de maneira geral as características ambientais do meio físico e biótico e dados socioeconômicos dos municípios onde está inserida a Rebio Tinguá.

O Encarte 3 consiste das análises da Unidade de Conservação, com levantamento de várias informações em escala local, caracterizando os ambientes biótico e abiótico, a comunidade, a infraestrutura e todas as outras situações da região em que se encontra a Rebio Tinguá.

No Encarte 4, é apresentado o planejamento da Reserva Biológica do Tinguá e da sua Zona de Amortecimento, visando estabelecer um zoneamento para a UC e produzir normas relacionadas a cada uma das zonas, possibilitando o cumprimento dos objetivos gerais e específicos da UC.

Por último há o encarte anexo, onde estão informações adicionais sobre a UC.

Baixe aqui o Plano de Manejo.

LOCALIZAÇÃO: RIO DE JANEIRO - BRASIL

A Reserva Biológica do Tinguá está localizada no estado do Rio de Janeiro, a cerca de 60 km da capital. Seus 24 mil hectares estão distribuídos nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis. É um dos maiores fragmentos de mata atlântica contínua e preservada do país. A Rebio é considerada como de extrema importância biológica para a conservação da fauna, flora e recursos abióticos. Compõe uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), além do Mosaico da Mata Atlântica Central-Fluminense e do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, que é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica da Mata Atlântica.

CONTATO

E-mail [email protected]

Telefone 21 3767-7009 / 24 2222-1651 ATENÇÃO: Telefones temporariamente indisponiveis.

Localização SEDE
Estrada do Comércio, n° 3.400
Tinguá - Nova Iguaçu - RJ

Localização BASE AVANÇADA:
Estrada União e Indústria, n° 9.722
Itaipava - Petrópolis - RJ

Facebook Reserva Biológica do Tinguá      Youtube Reserva Biológica do Tinguá

Instituto Chico Mendes - MMA