ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá
Menu

Voltar para a página do Encontro

Orientações para apresentação de trabalhos

A submissão de trabalhos científicos, técnicos e relatos de experiências está aberta até o dia 16/05.


Todos os trabalhos submetidos devem ter sido concluídos, ou estar em andamento, no território da Reserva Biológica do Tinguá e sua Zona de Amortecimento. O formato de apresentação será apenas em pôster, e o resumo integrará futura publicação digital resultante do Encontro.

Orientações para o resumo:

  • Deve ser submetido exclusivamente para o endereço eletrônico [email protected]
  • Deve ser anexado em formato “.doc”, “.docx” ou .”pdf”, em arquivo nomeado da seguinte forma: primeiro nome do primeiro autor_último nome do primeiro autor. Ex.: SANDRA_FERNANDES.doc. Caso seja enviado mais de um resumo, basta colocar o número indicativo no final (Ex.: SANDRA_FERNANDES2.doc). Não há limite quantitativo de submissão por inscrito, sendo que o mesmo será responsável pela apresentação do pôster.
  • Deve ter, no máximo, uma página;
  • Deve contemplar os seguintes itens de formatação do arquivo: 2,5cm de margem em todos os lados; Fonte times new roman tamanho 12, justificado. Título (Letras maiúsculas e centralizado em negrito); Nome do (s) autor (es), seguido do número da instituição correspondente (Ex.: SANDRA_FERNANDES¹; VITOR_FERREIRA²); Instituição e unidade (Ex: ¹ UFRRJ/ITR; ²Prefeitura de Nova Iguaçu/Semadetur); Texto (com ou sem subdivisão em seções), contendo o seguinte conteúdo: Introdução (base conceitual e justificativa do trabalho), objetivo geral (podendo ou não apresentar também os objetivos específicos se favorável ao entendimento), métodos (base material, amostral e analítica onde for pertinente), resultados, discussão e considerações finais/conclusões. Recomenda-se beneficiar a apresentação consistente e dar mais destaque aos resultados, discussão e considerações finais. Deve conter até três palavras-chave (opcional).


  • Serão aceitos trabalhos científicos e relatos já apresentados em outros eventos, desde que tenham, ao menos, resultados preliminares. Neste caso, ao final do resumo, na última linha, deve ser indicado o nome do evento e ano em que foi apresentado (Ex.: “Trabalho apresentado no SIGABI 2017”).
  • Não serão aceitos projetos de pesquisa e trabalhos sem resultados concretos.
  • O conteúdo de cada resumo, assim como sua correção ortográfica, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os resumos submetidos serão avaliados por pareceristas de reconhecida contribuição na área específica do trabalho.


Orientações para o pôster:

  • Os pôsteres serão de livre formatação e deverão conter canaletas na parte superior e inferior, para que possam ser afixados nos tripés disponíveis para apresentação. A fixação do pôster no local é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e deve ser feita na parte da manhã, no dia de sua apresentação. O(s) autor(es) deve(m) permanecer ao lado do pôster durante o horário estipulado pela comissão. Ao final do dia, os pôsteres deverão ser retirados pelos autores. A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos trabalhos que não forem retirados do local de apresentação ao final do dia.

Voltar a página do encontro.

LOCALIZAÇÃO: RIO DE JANEIRO - BRASIL

A Reserva Biológica do Tinguá está localizada no estado do Rio de Janeiro, a cerca de 60 km da capital. Seus 24 mil hectares estão distribuídos nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis. É um dos maiores fragmentos de mata atlântica contínua e preservada do país. A Rebio é considerada como de extrema importância biológica para a conservação da fauna, flora e recursos abióticos. Compõe uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), além do Mosaico da Mata Atlântica Central-Fluminense e do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, que é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica da Mata Atlântica.

CONTATO

E-mail [email protected]

Telefone 21 3767-7004 / 24 2222-1651 ATENÇÃO: Telefones temporariamente indisponiveis.

Localização SEDE
Estrada do Comércio, n° 3.400
Tinguá - Nova Iguaçu - RJ

Localização BASE AVANÇADA:
Estrada União e Indústria, n° 9.722
Itaipava - Petrópolis - RJ

Facebook Reserva Biológica do Tinguá      Youtube Reserva Biológica do Tinguá

Instituto Chico Mendes - MMA

PESQUISAS | VISITAÇÃO | CONSELHO | PROTEÇÃO | BIBLIOTECA | GALERIA DE FOTOS | FALE CONOSCO

©2018 Reserva Biológica do Tinguá - Todos os Direitos Reservados

Voltar para o topo