ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá
Menu

Reserva Biológica do Tinguá

Nossa História

Nossa História - Reserva Biológica do Tinguá
Cachoeira da Boa Esperança. (Foto: Carlos Januzzi)

A Reserva Biológica do Tinguá é uma unidade de conservação federal criada através do Decreto n. 97.780 em 1989, e a história de proteção desse território começa ainda na época do Império. Dom Pedro II em 1833 decretou a proteção de algumas fazendas na região em função da importância dos mananciais de água existentes nesse local. Em 1941 é criada a Floresta Protetora da União de Tinguá, Xerém e Mantiquira, em uma área de aproximadamente 50 mil hectares. E em 23 de maio de 1989 a Reserva Biológica do Tinguá é decretada, com cerca de 24 mil hectares distribuídos nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Decreto Reserva Bioógica do Tinguá

Quando foi criada a administração da Rebio do Tinguá era atribuição do IBAMA, autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Desde 2007 a administração da Rebio é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), criado através da Lei 11.516 de 28 de agosto de 2007, que tem como uma de suas principais atribuições a gestão das Unidades de Conservação Federais.

ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá
Saiba mais sobre o ICMBio
www.icmbio.gov.br

LOCALIZAÇÃO: RIO DE JANEIRO - BRASIL

A Reserva Biológica do Tinguá está localizada no estado do Rio de Janeiro, a cerca de 60 km da capital. Seus 24 mil hectares estão distribuídos nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis. É um dos maiores fragmentos de mata atlântica contínua e preservada do país. A Rebio é considerada como de extrema importância biológica para a conservação da fauna, flora e recursos abióticos. Compõe uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), além do Mosaico da Mata Atlântica Central-Fluminense e do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, que é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica da Mata Atlântica.

CONTATO

E-mail [email protected]

Telefone 21 3767-7004 / 24 2222-1651 ATENÇÃO: Telefones temporariamente indisponiveis.

Localização SEDE
Estrada do Comércio, n° 3.400
Tinguá - Nova Iguaçu - RJ

Localização BASE AVANÇADA:
Estrada União e Indústria, n° 9.722
Itaipava - Petrópolis - RJ

Facebook Reserva Biológica do Tinguá      Youtube Reserva Biológica do Tinguá

Instituto Chico Mendes - MMA

PESQUISAS | VISITAÇÃO | CONSELHO | PROTEÇÃO | BIBLIOTECA | GALERIA DE FOTOS | FALE CONOSCO

©2018 Reserva Biológica do Tinguá - Todos os Direitos Reservados

Voltar para o topo