ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá
Menu

Reserva Biológica do Tinguá

Como ajudar?

O apoio e envolvimento da sociedade é muito importante para a Rebio atingir seus objetivos de criação! Preparamos esta página com informações para aqueles que tem o desejo e disposição de contribuir com a Reserva.

Voluntariado ICMBio

Muitas pessoas se interessam em atuar como voluntárias na Rebio, mas a distância da sede da Rebio para praça de Tinguá, ponto final do transporte público, acaba dificultando o acesso. Mas o apoio também pode ser dado a distância! Se você tem disposição, tempo e formas de acessar a sede da Rebio ou a internet, nos escreva contando como poderia ajudar a Rebio! Envie um email para [email protected] e aguarde um retorno da equipe.

Voluntários atuais da Rebio:

PROJETO "SER" AMBIENTAL

O Projeto “SER” Ambiental surgiu a partir das experiências e vivências de seus autores. A partir da necessidade de mobilização e ação continuada que leve informação a respeito das questões ambientais que envolvem a região, percebesse que as questões históricas estão entrelaçadas a formação do que foi e do que se tornou este fragmento da Mata Atlântica guardado na Reserva Biológica do Tinguá.

A zona rural abriga entre pastos e gado fragmentos da história que levaram a mobilização de um movimento de moradores e instituições públicas que auxiliaram para que a Rebio do Tinguá virasse área de proteção integral guardando principalmente as suas ricas nascentes que abastecem o Rio de Janeiro.

A escola é um espaço de interação e formação social continuada a partir de bases familiares e culturais. Cada pessoa capta a informação e a transforma de acordo com suas experiências e vivências. Cada um tem seu modo, sua maneira de absorver e transformar a aprendizagem que lhe foi transmitida - serambientaltingua.wordpress.com

Reserva Biológica do Tinguá
Soraya Vantil
Voluntária

Soraya Vieira Vantil, nascida em Nova Iguaçu, criada em sítio no entorno de Tinguá, cursou Ciências Biológicas pela UFRJ - modalidade EAD. Já coordenou diferentes projetos em Escolas municipais e particulares da Baixada Fluminense, além de atuação em voluntariados em Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tem uma extensa ficha ligada a trabalhos voltados para Ecologia e Educação Ambiental..

Reserva Biológica do Tinguá
Yuri Borba
Voluntário

Fotógrafo Freelancer desde 2006, Bacharel em Direito Ambiental, especialista em Fauna e Flora Brasileira, Idealista, Ambientalista, Aventureiro, Explorador, Estudioso em Clima e Documentarista, colaborador autônomo para algumas revistas, editoras e jornais, incluindo a National Geographic On-line, GEO, Lonely Planet, entre outras...

Reserva Biológica do Tinguá
Carlos Augusto da Silva Januzzi
Voluntário

É responsável pelo site da Rebio e contribui no monitoramento de fauna com registros fotográficos para composição de Banco de Imagens. Técnico em Programação Web, Superior incompleto em Redes de Computadores (UniAbeu) e professor de informática. Foi estagiário na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Nova Iguaçu entre 2006 e 2007 como instrutor de informática e suporte técnico, participou como voluntário no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu no eixo de Educação Ambiental e desenvolve um projeto voluntário com informações sobre a biodiversidade de Nova Iguaçu - www.novaiguacu.eco.br

Para saber mais sobre o voluntariado em unidades de conservação federais, acesse www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario

LOCALIZAÇÃO: RIO DE JANEIRO - BRASIL

A Reserva Biológica do Tinguá está localizada no estado do Rio de Janeiro, a cerca de 60 km da capital. Seus 24 mil hectares estão distribuídos nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis. É um dos maiores fragmentos de mata atlântica contínua e preservada do país. A Rebio é considerada como de extrema importância biológica para a conservação da fauna, flora e recursos abióticos. Compõe uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), além do Mosaico da Mata Atlântica Central-Fluminense e do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, que é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica da Mata Atlântica.

CONTATO

E-mail [email protected]

Telefone 21 3767-7004 / 24 2222-1651 ATENÇÃO: Telefones temporariamente indisponiveis.

Localização SEDE
Estrada do Comércio, n° 3.400
Tinguá - Nova Iguaçu - RJ

Localização BASE AVANÇADA:
Estrada União e Indústria, n° 9.722
Itaipava - Petrópolis - RJ

Facebook Reserva Biológica do Tinguá      Youtube Reserva Biológica do Tinguá

Instituto Chico Mendes - MMA

PESQUISAS | VISITAÇÃO | CONSELHO | PROTEÇÃO | BIBLIOTECA | GALERIA DE FOTOS | FALE CONOSCO

©2018 Reserva Biológica do Tinguá - Todos os Direitos Reservados

Voltar para o topo