ICMBio - Reserva Biológica do Tinguá
Menu

Reserva Biológica do Tinguá

Administração

Preparamos esta página para que você possa conhecer toda nossa equipe técnica que contribui para a proteção da Reserva Biológica do Tinguá.

Reserva Biológica do Tinguá
Leandro Travassos
Chefe da Rebio do Tinguá

Biólogo e apaixonado pela Rebio do Tinguá, mestre em Ecologia (UFRJ), técnico em agropecuária (CTUR-UFRRJ), coordenador de manejo Parque Estadual da Ilha Grande INEA 2009-2014, docente da Secretaria de Estado de Educação (2007-2009), coordenador do Projeto "Impacto de caça sobre mamíferos e aves na Reserva Biológica do Tinguá" (GDN com recursos da Conservação Internacional _CEPF 2005 -2007). Se tornou chefe da Rebio em junho de 2018. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8195500812054008

[email protected]

Reserva Biológica do Tinguá
Gisele Silva de Medeiros
Chefe Substituta desde dezembro/2013

Bióloga, Mestre em Microbiologia de Solos pelo Programa de Pós-Graduação de Agricultura no Trópico úmido do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), analista ambiental desde dezembro de 2010. Começou a atuar na Rebio Tinguá em novembro de 2013, e antes integrou a equipe da Estação Ecológica Jutaí-Solimões/AM (2010-2013).

[email protected]

Reserva Biológica do Tinguá
Andreia Helena R. Ribeiro
Terceirizada - Apoio administrativo desde 2012

Formada em Direito e Ciências da Computação, começou a atuar no apoio administrativo da Rebio em 2012 onde permanece até hoje. Formada em Fotografia pelo SENAC, contribui enormemente para ampliar o Banco de Imagens da Rebio. Entre os anos de 2016 e 2017, quando a Rebio não possuía contrato ativo de apoio terceirizado, Andreia permaneceu apoiando a Rebio como voluntária, em suas palavras, “para estar nesse paraíso, por amor à Rebio e preocupação com o bom andamento da sua gestão”. É responsável pelo setor administrativo, pela administração da página do facebook e agendamento de ações de educação ambiental e pesquisa.

Reserva Biológica do Tinguá
Dinamir Velasquez Ribeiro
Analista ambiental da Rebio desde 1995

Engenheiro Agrônomo formado em 1977 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ingressou no serviço público no IBDF em 1977 no Departamento de Reflorestamento em Brasília. Em 1982 foi para a Floresta Nacional Mario Xavier, em Seropédica/RJ. Em 1989 foi para a Superintendência do recém-criado IBAMA, onde foi assessor do Superintendente e Superintendente do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1992 e 1994. Em 1995 veio para a Reserva Biológica do Tinguá, onde atuou nas áreas da fiscalização, pesquisa, licenciamento e projetos de recuperação de áreas degradadas (PRAD). Atualmente permanece se dedicando às áreas de licenciamento e PRAD.

Reserva Biológica do Tinguá
Antonio Vial de Farias
Técnico administrativo da Rebio desde 2011

Técnico administrativo, ingressou na área de telecomunicações, na TELERJ em 1979 onde atuou até 1990 até ela ser extinta pelo Presidente Collor. Todos os servidores foram então demitidos e readmitidos somente em 2011 após muita luta para reaver seus empregos. Em 2011, como a Telerj e outras empresas estavam extintas, ofereceu-se a esses servidores a opção de atuar em outros locais da administração pública. Antonio foi cedido então pelo Ministério das Comunicações para atuar na Rebio em 2011, onde permanece até hoje no apoio administrativo.

Reserva Biológica do Tinguá
Irapuan Alves de Sousa
Motorista na Rebio desde 2012

Iniciou sua atuação como motorista na Telerj em 1979 e passou pelo mesmo processo de demissão e readmissão que Antonio Vial. É cedido pelo Ministério das Comunicações para a Rebio desde 2011, onde atua como motorista, fazendo o transporte dos funcionários entre a Praça de Tinguá e a sede da Rebio que não é assistida por transporte público.

Reserva Biológica do Tinguá
Marcia de Souza
Terceirizada – Prestadora de Serviços Internos desde 2012

Moradora de Tinguá desde 2001, observava a movimentação da equipe da Rebio e dos Brigadistas na proteção da área e se interessou em apoiar também. Foi contratada como brigadista em 2011 e como terceirizada para apoio na manutenção das instalações da Rebio em 2012 até os dias de hoje. No ano de 2013 a Rebio permaneceu sem contrato de apoio terceirizado durante alguns meses e Marcia continuou atuando, como voluntária, porque “peguei amor pela Rebio e não achava justo deixar o chefe da Rebio na mão, que tinha dado uma grande oportunidade de trabalhar de carteira assinada pela primeira vez”. Atualmente está concluindo o 2º grau e deseja seguir estudando na área de meio ambiente.

Reserva Biológica do Tinguá
Paulo Malvino
Terceirizado – Prestador de Serviços Externos desde 2009

Nascido em Tinguá, em local que em 1989 veio a se tornar a Rebio, é apaixonado pela Natureza e apoia a proteção da região da Rebio desde criança. Nos anos de 2005 e 2008 foi contratado como Brigadista para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais. A partir de 2009 foi contratado como terceirizado para manutenção das instalações da Reserva onde permanece atuando até hoje. Além disso, por ser grande conhecedor da região eventualmente apoia de forma voluntária atividades em campo da Rebio e, aos finais de semana, atua como mateiro contratado a pesquisadores.

Reserva Biológica do Tinguá
Paulo Roberto Martins
Técnico Administrativo na Rebio desde 1992

Ingressou no serviço público na SUDEPE em 1982 como datilógrafo, em 1988 foi para o IBDF onde atuou no cadastro ambiental de empresas. Em 1989 com a criação do IBAMA, começou a atuar no apoio administrativo da Superintendência no Rio de Janeiro. Em 1992 foi convidado a integrar a equipe da Rebio. Atuou nas áreas de fiscalização, apoio à pesquisa, manutenção e motorista. Atualmente é o responsável por receber as visitas escolares e acompanhar pesquisadores em campo.

Reserva Biológica do Tinguá
Patrick Marques Trompowsky
Analista Ambiental na Rebio desde 2017

Engenheiro agrônomo, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista em Sistemas de Gestão Integrados pelo SENAC. Analista ambiental do IBAMA desde 2006. Iniciou sua atuação no PREVFOGO em Brasília e em 2007 ingressou na área de fiscalização ambiental. Em 2011 foi para Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro onde coordenou o Núcleo de Emergências Ambientais e de Inteligência. Começou a atuar no ICMBio, na Rebio Tinguá, em outubro de 2017, com foco nas áreas de fiscalização, manejo de fogo e licenciamento.

Reserva Biológica do Tinguá
Eliazar Breda (Zazá)
Terceirizado – Prestador de Serviços Externos desde 2013

Formado em música pela Escola de Música Villa-Lobos em 1998 mora em Tinguá e apoia a Rebio desde 1996, quando fez o primeiro curso de Agente Ambiental Voluntário, promovido pelo IBAMA. Em 1999 fez o aprofundamento do curso e segue atuando até os dias de hoje na proteção ambiental da Rebio e resgate e reabilitação de fauna até sua soltura na região. Em 2009 foi contratado como Brigadista para prevenção e combate a incêndios florestais, e foi chefe de esquadrão. Entre 2012 e 2014 foi Gerente de Fogo da Rebio. Em 2013 se formou como instrutor de Brigada e contribui em cursos na área.

LOCALIZAÇÃO: RIO DE JANEIRO - BRASIL

A Reserva Biológica do Tinguá está localizada no estado do Rio de Janeiro, a cerca de 60 km da capital. Seus 24 mil hectares estão distribuídos nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Petrópolis. É um dos maiores fragmentos de mata atlântica contínua e preservada do país. A Rebio é considerada como de extrema importância biológica para a conservação da fauna, flora e recursos abióticos. Compõe uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), além do Mosaico da Mata Atlântica Central-Fluminense e do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, que é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica da Mata Atlântica.

CONTATO

E-mail [email protected]

Telefone 21 3767-7009 / 24 2222-1651 ATENÇÃO: Telefones temporariamente indisponiveis.

Localização SEDE
Estrada do Comércio, n° 3.400
Tinguá - Nova Iguaçu - RJ

Localização BASE AVANÇADA:
Estrada União e Indústria, n° 9.722
Itaipava - Petrópolis - RJ

Facebook Reserva Biológica do Tinguá      Youtube Reserva Biológica do Tinguá

Instituto Chico Mendes - MMA